São Paulo, sexta-feira, 09 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama terá canal indireto com Hamas, diz jornal

DA REDAÇÃO

Barack Obama se prepara para manter um canal indireto de contato com o Hamas quando assumir a Presidência dos EUA, pondo fim à política de isolamento do grupo palestino mantida pelo governo de George W. Bush, disseram fontes próximas à equipe de transição de governo nos EUA citadas ontem pela versão eletrônica do jornal britânico "Guardian".
Os EUA consideram o Hamas terrorista, e, segundo as fontes, o futuro presidente não cogita negociar diretamente em um primeiro momento para evitar passar a impressão de que legitima o grupo.
Os contatos poderiam ser iniciados por meio dos serviços de inteligência americanos, possivelmente de forma clandestina, de forma semelhante ao processo ocorrido com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) nos anos 70.
A recomendação partiu de assessores de Obama, em meio à percepção crescente nos EUA de que é contraproducente ostracizar o grupo.


Texto Anterior: Amorim começa pela Síria giro por Oriente Médio
Próximo Texto: EUA sabiam que Exército colombiano matava civis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.