São Paulo, sábado, 09 de abril de 2005

Próximo Texto | Índice

A MORTE DO PAPA

Em funeral histórico, gritos da multidão embalam o último adeus a João Paulo 2º

"Santo santo santo"

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Está fechada a janela do aposento do papa no terceiro andar do Palácio Apostólico, a única com as venezianas cerradas entre as que dão para a praça São Pedro.
Joseph Ratzinger, o decano do Colégio dos Cardeais, avisa à massa que acompanha a missa penitencial pela alma de João Paulo 2º que "nosso amado papa está à janela do Pai; nos vê e nos bendiz". A multidão aplaude com força. Surge um grito que vai subindo de tom: "Santo, santo, santo".
São 11h02 (6h02 em Brasília) de uma sexta-feira de vento muito frio. Ao amanhecer, o grito de "santo" já estava na praça, silenciosamente exposto em duas faixas estendidas pela jovem militância católica.
Depois, uma terceira faixa dava urgência ao grito, pedindo "Santo Subito" (santo já), com ponto de exclamação no fim para não restar dúvida.
O grito se espalha por Roma, pela Itália toda. A cena é exibida nos telões colocados em igrejas, no aeroporto, no Coliseu, no acampamento improvisado de Tor Vergata, nas históricas praças do Duomo (de Milão e de Firenze), do Plebiscito (Nápoles), Maggiore (Bolonha), San Lorenzo (Gênova).
O alemão Ratzinger, os cabelos brancos revirados pelo vento incessante, retoma a homilia para recomendar a alma do papa "à Mãe de Deus, a tua Mãe"", o que faz com que voltem os aplausos, na 11ª das 13 vezes em que o sermão foi interrompido pelas palmas.
A missa termina às 12h11. O caixão baixa à singela tumba -terra nua-, às 14h20.
O corpo de João Paulo 2º, o polonês que durante mais de 26 anos vislumbrou a praça através da janela aberta do Palácio Apostólico, baixa à cripta da basílica de São Pedro, a passos de onde, reza a tradição, jazem os restos mortais do primeiro papa católico.


Próximo Texto: Benção final da era João Paulo 2º
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.