São Paulo, sábado, 09 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAPÁVEIS

Maradiaga tem bandeira social

DA REDAÇÃO

Relativamente jovem, moderado em questões morais, mas radical nas sociais, o cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Maradiaga tem como maior trunfo seu currículo. O arcebispo de Tegucigalpa fala seis línguas, tem mestrado em teologia e psicologia clínica e lecionou química e música sacra.
No currículo pastoral traz uma campanha contra a corrupção e ativismo por justiça social. Mas seu temperamento e sua tendência a falar muito sobre questões políticas delicadas podem levá-lo a perder votos, assim como a pouca idade (62 anos), vista como um problema após um papado longevo como o de João Paulo 2º.
Nascido em dezembro de 1942 em Tegucigalpa, Rodríguez Maradiaga foi ordenado padre em 1970. Oito anos depois, foi consagrado bispo, passando também a exercer cargos administrativos dentro da igreja. Criado cardeal em 2001, tem sido uma voz proeminente antiglobalização.


Texto Anterior: A morte do papa: Consternada, Polônia dá adeus ao papa
Próximo Texto: Danneels traz visão inovadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.