São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ITÁLIA

Berlusconi irrita feministas ao falar em "gosto para mulheres"

DA REDAÇÃO

O magnata Silvio Berlusconi, candidato favorito a premiê da Itália nas eleições dos próximos dias 13 e 14, despertou ontem críticas e fúria entre feministas.
O líder do partido conservador Povo da Liberdade disse que "a esquerda não tem gosto nem mesmo para mulheres". "As nossas [candidatas mulheres] são mais bonitas; eu digo isso porque no Parlamento elas não têm concorrência", emendou o candidato que, segundo as últimas pesquisas, está na frente na corrida pelo governo italiano. Berlusconi também prometeu que, se eleito, um terço de seu gabinete será ocupado por mulheres.
"Concorrer ao Parlamento não é disputar um concurso de miss", reagiu Paola Balducci, parlamentar pelo partido de esquerda Sinistra L'Arcoballeno.

Promotores
Berlusconi, 71, que tenta o terceiro mandato como premiê da Itália, não parou por aí. Em comício em Savona, noroeste do país, declarou que os promotores de Justiça deveriam "passar por exames periódicos para atestar sua sanidade mental".
Seu principal adversário, Walter Veltroni, líder do Partido Democrático, de centro-esquerda, comentou. Segundo o herdeiro político do premiê Romano Prodi, a sugestão de Berlusconi demonstra "falta de senso de Estado e espírito nacional".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Estados Unidos: Mulheres que deixaram seita polígama terão proteção judicial
Próximo Texto: Cuba: Programa de saúde será reformado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.