São Paulo, quinta-feira, 09 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel reduz restrições na Cisjordânia

DA REPORTAGEM LOCAL

Israel anunciou ontem medidas para estimular a economia da Cisjordânia, asfixiada pela ocupação israelense e pelos recorrentes conflitos na região.
A principal iniciativa é a decisão de permitir a abertura 24 horas por dia da fronteira entre Cisjordânia e Jordânia -o tráfego no setor só era permitido por 12 horas diárias.
Autoridades palestinas comemoram a decisão.
Israel também deu sinal verde para três projetos de desenvolvimento agrário e de infraestrutura na Cisjordânia patrocinados por países ricos.
As medidas atendem à estratégia do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, eleito em fevereiro com a promessa de buscar uma "paz econômica" em vez da criação de um Estado palestino, norte das conversas de paz desde os Acordos de Oslo (1993).
A controversa estratégia foi apresentada ontem pelo presidente Shimon Peres ao representante especial do Brasil para o Oriente Médio, Affonso Ouro-Preto. O diplomata também foi recebido por autoridades na Cisjordânia.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Coreia do Sul afirma ser alvo de ataques virtuais norte-coreanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.