São Paulo, quinta-feira, 09 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garçom turco lidera as paradas na França com um rap sobre o kebab

CLAIRE SOARES
DO "INDEPENDENT"

Da gordura de carneiro à grandeza musical, é um caminho incomum aquele seguido pelo rapper Lil'Maaz e seu sucesso "Mange du Kebab" (Coma Kebab). O imigrante turco de 27 anos, cujo nome real é Yilmaz Karaman, mudou-se para Paris há quatro anos e começou a trabalhar numa casa de kebab (carne, geralmente de carneiro, servida no espeto ou no prato com vegetais), onde cantava enquanto servia. "Tudo começou com minhas interações com os fregueses, perguntando a eles se queriam tomates ou maionese", ele explicou. "As perguntas foram ganhando ritmo e em pouco tempo viraram um rap."
Alguns de seus clientes trabalhavam num estúdio de gravação nas redondezas e postaram um clipe do turco no site Dailymotion. O clipe atraiu meio milhão de hits em um mês e chamou a atenção de executivos de uma grande gravadora. Nesta semana, a EMI lançou 25 mil cópias de seu single em lojas espalhadas pela França.
O vídeo da canção de sucesso foi filmado no Chez Dyar, o restaurante situado no 18º "arrondissement" parisiense em que o rapper trabalha e que, na canção, ele descreve como "o reino da gordura". Ele dança e canta para seus clientes regulares, enquanto postas de carneiro giram num espeto às suas costas.
"Atrás do balcão eu preparo o pão, acariciando-o entre minhas mãos. Sou o rapper do döner kebab [o tipo servido no prato]. Maionese, ketchup, molho e carneiro. Assar carneiro é uma arte, e nós não vendemos carne de porco. Aqui você encontra aromas do Oriente que vão ficar impregnados em suas roupas", diz um dos versos. A que Lil'Maaz atribui o sucesso de sua canção pouco convencional? "O kebab é universal", diz ele em tom solene, para então soltar uma gargalhada. "Não, falando sério -vivemos num mundo tão complicado, e as pessoas precisam rir um pouco."
Todos os artistas que fazem sucesso com seu primeiro lançamento temem não conseguir repetir a dose, mas Lil'Maaz diz que "Mange du Kebab" não é a última criação dele. "Tudo o que posso dizer é que acho que não se deve superexplorar um mesmo tema. Portanto, não se preocupem -não será "Mange du Hamburger"."


Tradução de CLARA ALLAIN


Texto Anterior: Análise: Os EUA entre a contenção e a agressão ao Irã
Próximo Texto: Caso da mala envolve ministro de Kirchner
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.