São Paulo, sexta-feira, 09 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Michael Stern Hart, criador do Projeto Gutenberg, morre aos 64

DE SÃO PAULO - Michael Stern Hart morreu na última terça-feira (6/9), aos 64 anos, nos Estados Unidos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Hart é considerado um dos pioneiros do livro eletrônico, o e-book. Quando cursava a Universidade de de Illinois, em 1971, ele digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos e distribuiu o texto para outros usuários.
Daí nasceria o Projeto Gutenberg, fundado no mesmo ano, dedicado a digitalizar, arquivar e distribuir livros gratuitamente pela rede. Quarenta anos depois, o site do projeto (www.gutenberg.org) disponibiliza mais de 36 mil títulos em cerca de 60 línguas diferentes. O acervo inclui obras em domínio público e outras com direitos autorais cedidos pelos autores. "Uma coisa sobre os livros eletrônicos que a maioria das pessoas não entende é que eles são a primeira coisa que nós podemos ter tanto quanto quisermos, como o ar", afirmou Hart em julho deste ano.


Texto Anterior: Oriente Médio: EUA confirmam que vetarão plano de Estado palestino na ONU
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.