São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Discussão agora é para decidir o 1º resgatado

DA ENVIADA A COPIAPÓ

A grande discussão de ontem era sobre quem será o primeiro homem a "brotar" da terra. Entre as famílias dos mineiros, vários defendem que o primeiro deve ser o mais velho, Mario Gomez, o homem que mandou o bilhete "Estamos todos bem no refúgio, os 33".
Norma Lagues, mãe de Jimmy Sánchez, 19, o mais jovem, era uma dessas pró-Mario. "Ele funcionou como reserva moral. Merece".
Mas o governo não está disposto a seguir esse critério. Segundo o ministro da Mineração, Laurence Golborne, que lidera as equipes de resgate, o primeiro deverá ser alguém que reúna saber técnico em geologia com força física. "Ele deverá conseguir orientar os "pilotos" da cápsula de resgate, que estarão na superfície, além de ser capaz de eventualmente ajudar a contornar problemas na subida."
Com vários dedos amputados em decorrência de acidentes com explosivos, é quase certo que Mário Gomez seja descartado como "primeiro homem".
Os mineiros devem ser divididos em três grupos: o primeiro será o dos técnicos mais capazes (e saudáveis). Resolvidos os problemas que eventualmente surjam, devem começar a subir os que mais necessitem de cuidados médicos imediatos. Por fim, irão os demais.
Na noite de ontem ou início da madrugada de hoje, deve ter-se conseguido romper o teto do refúgio onde estão os mineiros. Golborne não descartou a hipótese de serem usados explosivos nessa etapa, para abrir mais o duto em seu extremo (a largura média do poço será de 70 cm).
Com todo o poço aberto, descerão até o refúgio geólogos e técnicos que avaliarão in loco as condições das paredes e verificarão se há necessidade de reforçá-las com uma camada de aço.
Até ontem, o mais provável era que se "vestisse" com aço as paredes de cerca de um terço dos 624 metros de comprimento do poço B.
E seguiam os trabalhos de perfuração nos poços A e C, alternativas na hipótese de algum problema inviabilizar o poço B.
(LC)


Texto Anterior: Prazo: Perfuradora "B" acelerou o salvamento
Próximo Texto: Venezuela 1: Justiça abre investigação sobre "caso ETA"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.