São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sanções dos EUA pouparão setor petroleiro do país

DE JERUSALÉM

Os EUA poderão aplicar novas sanções contra o Irã, mas elas provavelmente pouparão a indústria de petróleo.
"Acho que haverá um aumento das sanções bilaterais", disse um funcionário do governo americano à agência Reuters, que manteve seu nome em sigilo.
Ele admitiu, porém, que as sanções não devem atingir o setor de petróleo, o principal da economia iraniana, ou mesmo o banco central do país -pela elevação que isso poderia provocar nos preços dos combustíveis, agravando a crise econômica.
"Está fora de questão no momento", disse ele.
China e Rússia, que tentaram adiar a divulgação do relatório, são contrários à aplicação de uma quinta rodada de sanções no Conselho de Segurança da ONU.
Até a conclusão desta edição, Israel não comentou o relatório da agência nuclear da ONU. O ministro da Defesa, Ehud Barak, negou haver plano de ataque iminente.
O governo brasileiro reagiu com cautela à divulgação dos dados e só deve se manifestar depois que a agência se pronunciar oficialmente. (MN)


Texto Anterior: Irã buscou a bomba, diz agência da ONU
Próximo Texto: Futura secretária dos EUA não cita o Brasil como sua prioridade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.