São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

ONU

Conselho de Segurança não chega a consenso sobre adesão palestina

DA REUTERS - Após 42 dias de debates, o Comitê de Adesão do CS (Conselho de Segurança da ONU) não chegou a um consenso sobre o pedido palestino para se tornar membro pleno da organização.
"O comitê foi incapaz de elaborar uma recomendação unânime ao Conselho de Segurança", disse o órgão em um rascunho de relatório distribuído ontem aos 15 membros do CS.
Uma versão final do documento deve ser apresentada formalmente na próxima sexta-feira no CS.
A ANP (Autoridade Nacional Palestina) ainda tem a opção de pedir para que o assunto seja votado no CS.
Mas, segundo diplomatas da ONU, isso pode não acontecer porque os palestinos temem não conseguir os votos necessários para vencer a votação, obrigando os EUA a exercer seu poder de veto.
A ANP tem apoio certo de 6 dos 15 membros -entre eles o Brasil-e precisaria de ao menos mais dois votos favoráveis.
Segundo o relatório, os países se dividiram em três grupos: os que apoiam o pedido, os que se opõem e os que se absteriam em uma votação.
O documento diz ainda que foi estudada a opção de fazer a Palestina passar de "entidade observadora" para "Estado observador", o mesmo status do Vaticano.
Isso significaria, porém, que a Palestina seria reconhecida implicitamente como um Estado, opção que desagrada ao governo israelense.


Texto Anterior: Gafe diplomática: Jornalistas ouvem Sarkozy chamar premiê israelense de 'mentiroso'
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.