São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO PÓS-ELEITORAL

Irã ameaça lançar repressão total contra oposicionistas

DA FRANCE PRESSE

O governo iraniano ameaçou lançar uma repressão implacável contra os manifestantes oposicionistas caso não cessem os protestos antirregime, que ontem entraram no segundo dia.
"A partir de agora, não teremos nenhuma piedade em relação a quem atuar contra a segurança nacional. [Essas pessoas] serão confrontadas com firmeza", disse o promotor Gholamhossein Mohseini-Ejei. Ele afirmou ter ordenado uma política de "tolerância zero" contra quem "viola a ordem".
O alerta sinaliza a crescente irritação de Teerã contra o movimento que exige maiores liberdades e contesta o resultado oficial do pleito presidencial de junho -que reelegeu o conservador Mahmoud Ahmadinejad.
Um mês após as últimas manifestações, estudantes retomaram anteontem os protestos e entraram em confronto com as forças de segurança e a milícia de voluntários Basij.
A polícia de Teerã anunciou ter detido anteontem ao menos 200 manifestantes, que aproveitaram a celebração do Dia do Estudante para ir às ruas. Houve dezenas de prisões em outras cidades.
O reformista Mir Hossein Mousavi, candidato em junho e líder da oposição, está em liberdade, mas seus passos são monitorados e cerceados pelos basij.
Ontem Mousavi foi, durante horas, impedido pelos milicianos de sair do Museu de Belas Artes de Teerã, do qual é diretor. O reformista chegou a bater boca com os voluntários, pedindo que o matassem logo caso fosse a ordem recebida por eles.
A repressão à oposição, criticada pelo Ocidente, alimenta outro foco de tensão com as potências: o programa nuclear iraniano, que Teerã diz ser pacífico. Ontem o Irã acusou os EUA de abduzir um cientista nuclear iraniano na Arábia Saudita.


Texto Anterior: Em visita-surpresa ao Afeganistão, Gates prega sucesso
Próximo Texto: "Brasil varia do enigma à vergonha no front externo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.