São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraniano vê metas comuns com Brasil

SOFIA FERNANDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Posições em comum entre Brasil e Irã devem impulsionar uma união entre os dois países para o cumprimento de metas em relação à guerra em Gaza. A declaração foi feita ontem por Mohammad Abbasi, Ministro das Cooperativas do Irã, após reunião com Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais que afirmou que Israel comete "terrorismo de Estado".
De acordo com Abbasi, a guerra em Israel foi o único assunto tratado na conversa. O governo divulgou nota lacônica sobre a visita, e assessores palacianos tentaram vender a idéia de que há divergências entre os países.
O ministro veio ao Brasil com a missão de entregar uma carta do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad ao presidente Lula. Ele disse em entrevista coletiva que o governo iraniano e todos os que "não concordam com violações" e "se preocupam com a liberdade" apoiam o Hamas. Não concordou com a hipótese de o Hamas ser um títere do Irã no conflito mais amplo de Teerã contra Tel Aviv.
Na carta entregue ao presidente Lula, o presidente iraniano critica a inação internacional e dos árabes e fala que é "indispensável" encontrar caminho jurídico para julgar Israel por crimes de guerra.


Texto Anterior: Artigo: Conflito é um beco com saída para a paz
Próximo Texto: Rússia mantém corte de gás após chegada de missão da UE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.