São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO NOS EUA

Presidente cai mais em nova pesquisa

Após ataque de Kerry, Bush amplia depoimento à comissão do 11/9

DA REDAÇÃO

A Casa Branca admitiu ontem a possibilidade de o presidente americano, George W. Bush, não mais impor um limite de uma hora para o depoimento que prestará à comissão que investiga os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. "Ele [Bush] vai responder a todas as perguntas que forem feitas. Ninguém vai ficar olhando o relógio", disse o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.
A mudança de posição aconteceu um dia depois de John Kerry, o virtual candidato democrata na eleição presidencial de novembro, ter lançado acusações de que Bush estava tentando restringir o trabalho da comissão.
"Se o presidente dos Estados Unidos pode arrumar tempo para ir a um rodeio [no Texas], ele pode arrumar tempo para falar por mais de uma hora para uma comissão que está investigando o que se passou com os serviços de inteligência americanos e por que não somos mais fortes hoje", disse Kerry.
Pesquisa divulgada pelo jornal "Washington Post" e pela rede de TV ABC coloca o presidente americano em uma situação delicada. Além de Bush aparecer atrás de Kerry (48% a 44%), a maior parte do eleitorado (57%) afirma desejar que o próximo presidente altere o curso do país em relação àquele estabelecido pelo atual ocupante da Casa Branca.
A avaliação de Bush atingiu os índices mais baixos de sua Presidência em áreas importantes como economia, Iraque e déficit orçamentário (aprovação de, respectivamente, 39%, 46% e 30%). A pesquisa ouviu 1.202 americanos entre os dias 4 e 7. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.
O Partido Democrata realizou ontem eleições primárias na Flórida, na Louisiana, no Mississippi e no Texas para a escolha de seu candidato. Com a desistência de todos os principais rivais e tendo vencido 27 das 30 prévias anteriores, Kerry já conquistou na prática a candidatura.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Contrato com governo reergue a Halliburton
Próximo Texto: Panorâmica - Guantánamo: EUA entregam ao Reino Unido cinco britânicos detidos em base em Cuba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.