UOL


São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA esperam pouca resistência em Tikrit, terra natal de Saddam

DA REDAÇÃO

Militares americanos disseram ontem que não esperam encontrar em Tikrit (145 km ao norte de Bagdá), cidade natal de Saddam Hussein, uma resistência maior do que a que enfrentaram nos primeiros 21 dias de guerra.
O comando americano afirmou, no entanto, que era cedo demais para dizer que a guerra para depor Saddam estava acabada.
A cidade de Tikrit, de onde os EUA temem que Saddam possa organizar um último foco de resistência contra a invasão, é o próximo alvo das forças anglo-americanas. Ontem, elas lançaram ataques aéreos contra uma guarnição da divisão Adnã da Guarda Republicana no local.
Oficiais americanos e analistas militares dizem que Saddam, se ainda estiver vivo, pode tentar fugir para Tikrit na esperança de que os membros de sua tribo lutem até a morte pelo seu líder.
O general Vincent Brooks afirmou ontem na sede do Comando Central americano, no Qatar, que os EUA haviam notado um acúmulo de tropas ao redor da cidade natal do ditador iraquiano.
"Muitas dessas forças se deslocaram à medida que nós tínhamos mais sucesso no sudeste e sudoeste de Bagdá", afirmou.
Ele disse que o tamanho das forças iraquianas que permaneciam em Tikrit ainda estava sendo avaliado, mas ressaltou: "Adiantamos que qualquer combate que ocorra lá, se nós formos a Tikrit, seria similar ao que vimos em outras partes do país".
Brooks disse que a resistência poderia vir de uma combinação de forças convencionais e irregulares, leais ao partido Baath. "Não sei quando avançaremos naquela direção, mas certamente estamos focados em Tikrit para impedir o regime de usá-lo como local de comando e controle, para restaurar comando e controle."
Tropas americanas tentam bloquear as estradas de Bagdá a Tikrit para impedir a figa de líderes iraquianos para o norte.
Frank Thorpe, porta-voz do Comando Central, não confirmou nem negou que a 4ª Divisão de Infantaria seria mandada para Tikrit. "Não acho que seria pouco razoável, mas não acho que nós iremos dizer que ela será usada."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tropa dos EUA entra em ruínas da Babilônia
Próximo Texto: Captura
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.