São Paulo, domingo, 10 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CHINA

Manifestantes atacam representação japonesa em protesto contra 2ª Guerra
Milhares de chineses lançaram pedras contra a embaixada japonesa e a residência do embaixador em Pequim ontem. Os manifestantes protestaram contra o papel desempenhado pelo Japão durante a 2ª Guerra Mundial e os esforços de Tóquio para conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Os manifestantes forçaram sua passagem pelo cordão de isolamento colocado pela polícia diante dos portões da residência do embaixador e lançaram pedras e garrafas de água gritando "porcos japoneses".
O sentimento antijaponês está em alta na China desde a última terça-feira, quando o Japão aprovou novos manuais de história que, segundo seus críticos, minimizam as atrocidades cometidas pelos japoneses contra os chineses durante a 2ª Guerra.
Os manifestantes, que dizem ter-se organizado pela internet, começaram o protesto marchando pacificamente sob a vigilância da polícia. Mas um grupo começou a lançar pedras e garrafas quando passou diante de um restaurante japonês. Um segundo restaurante foi atacado um pouco depois, aterrorizando os funcionários, chineses, que vestiam quimonos japoneses.
Alguns dos manifestantes se dividiram em grupos que partiram para realizar protestos diante de outras representações japonesas, como a embaixada e o banco Tokyo-Mitsubishi.

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Iraque: No aniversário da queda de Bagdá, protesto pede retirada das tropas dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.