São Paulo, domingo, 10 de abril de 2005

Texto Anterior | Índice

ORIENTE MÉDIO

Soldados israelenses matam 3 palestinos; Abbas diz que trégua está em risco
Soldados israelenses mataram ontem três adolescentes palestinos, com idades entre 14 e 16 anos. São as primeiras mortes desde que militantes entraram em acordo, em março, com o líder palestino, Mahmoud Abbas, sobre o cessar-fogo.
Abbas classificou a ação de Israel de uma violação deliberada da trégua que ambos assinaram em fevereiro passado. "Os jovens palestinos que foram mortos eram crianças desarmadas, que não representavam uma ameaça", declarou.
Já um comandante militar israelense afirmou que os soldados localizaram cinco jovens rastejando em uma região perto da fronteira com o Egito. Então os jovens teriam começado a correr em direção ao território israelense, levando os soldados a dispararem tiros de advertência.
Mais de 10 mil palestinos realizaram uma manifestação ameaçando um novo levante se a direita israelense modificar os planos de retirada da faixa de Gaza.
"As facções palestinas não disseram que deram um fim à calma, mas estão estudando a questão de novo devido ao prosseguimento da agressão sionista", afirmou Mohammed Hindi, líder do Jihad Islâmico.
O recrudescimento da violência poderia complicar o plano de retirada do premiê Ariel Sharon, além de colocar um novo desafio para Sharon e o presidente George W. Bush, que se reúnem amanhã no Texas.

Texto Anterior: Iraque: No aniversário da queda de Bagdá, protesto pede retirada das tropas dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.