São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

TEOCRACIA

Reformistas selam entrada na corrida presidencial iraniana

DA REDAÇÃO

Os dois principais rivais reformistas do conservador Mahmoud Ahmadinejad formalizaram ontem suas candidaturas à eleição presidencial iraniana de 12 de junho.
No entanto, a campanha só começa oficialmente em 22 de maio, depois que as autoridades religiosas encarregadas de avalizar candidaturas anunciarem o nome dos políticos autorizados a concorrer à Presidência.
Mir Hossein Moussavi, que foi premiê iraniano durante a guerra com o Iraque, nos anos 80, é tido como mais conciliador com o Ocidente e defende que "não deve ser tabu" dialogar com os Estados Unidos.
Ele é apoiado pelo ex-presidente reformista Mohammad Khatami (1997-2005), que renunciou à própria candidatura em abril, e se diz fiel aos princípios da Revolução Islâmica (1979).
Já o ex-presidente do Parlamento Mehdi Karubi é considerado mais distante dos aiatolás que governam de fato o país. Suas chances de vitória são menores que as de Moussavi.
Nas fileiras conservadoras, o único adversário relevante de Ahmadinejad, que oficializou anteontem seu plano de concorrer a um segundo mandato de quatro anos, é Mohsen Rezai, ex-chefe dos Guardiães da Revolução, a força ideológica do regime.[
É consenso entre os candidatos que o programa nuclear deve continuar.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bento 16 visita mesquita e critica "manipulação" da fé
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.