São Paulo, quarta, 10 de junho de 1998

Texto Anterior | Índice

ITÁLIA
Comissão de reforma é dissolvida

das agências internacionais

A comissão parlamentar italiana encarregada do projeto de reformas na Constituição foi dissolvida ontem. O líder direitista Silvio Berlusconi, que vem se negando desde maio a votar as reformas, impulsionou o Parlamento a enterrar o projeto, proposto pelo governo de centro-esquerda do premiê Romano Prodi.
Envolvido em escândalos de corrupção, Berlusconi, do partido Forza Italia, condicionou seu apoio à comissão em troca de um tratamento privilegiado do governo aos seus problemas judiciais, o que não foi concedido. Berlusconi ainda ameaça aliar-se a seus inimigos históricos, os comunistas.
Formada em fevereiro de 1997, a comissão tinha o objetivo de introduzir o sistema presidencialista na Itália e de assegurar a bipolaridade das forças políticas para estabilizar o Poder Executivo.
Apesar do fracasso da reforma, partidos políticos estudam a possibilidade de mudar a Constituição através de leis ordinárias.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.