São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Próximo Texto | Índice

Otan prepara suspensão de bombardeios

Reuters
Soldado da Otan vigia base militar em Petrovak, na Macedônia, de onde devem partir tropas para Kosovo



Militares ocidentais e iugoslavos acertam retirada sérvia de Kosovo



Aliança militar quer verificar saída antes de anunciar cessar-fogo


das agências internacionais


Militares iugoslavos assinaram ontem um acordo que prevê a retirada de suas tropas da Província de Kosovo.
O secretário-geral da Otan, Javier Solana, disse que a suspensão dos ataques dependia apenas de uma ""verificação inicial" da retirada.
Belgrado anunciou que a saída começa hoje. Segundo oficiais da Otan, a checagem poderia ser feita em poucas horas.
O Conselho de Segurança da ONU também se preparava para votar resolução que permitirá a entrada na Província de uma força internacional de paz dominada pela Otan. A missão dessas tropas é garantir a segurança na volta dos refugiados.
A resolução autorizando o envio das tropas deve ser votada logo depois da suspensão dos bombardeios, numa sequência prevista para durar apenas minutos.
O acordo militar assinado ontem foi celebrado pela população nas ruas de Belgrado, depois de a notícia ser apresentada pela TV sérvia como ""fim da guerra" e ""vitória da política de paz iugoslava".
O documento assinado ontem entre militares da Otan e de Belgrado após 78 dias de bombardeios dá 11 dias para a saída das forças iugoslavas de Kosovo. Foi assinado pelo futuro comandante da força de paz em Kosovo, o general britânico Michael Jackson, e pelos generais iugoslavos Svetozar Marjanovic e Obrad Stevanovic.
O acordo saiu depois de negociações iniciadas no sábado.
Ontem, aviões da Otan continuaram a atacar tropas iugoslavas em Kosovo. A aliança argumenta que a ofensiva prossegue para manter Belgrado sob pressão e garantir que o país cumpra o acordo de paz.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, disse estar satisfeito com o acordo, mas afirmou que ""a retirada iugoslava tem de ser verificada cuidadosamente".
Oficiais norte-americanos disseram que as tropas iugoslavas ainda estariam instalando minas.
Segundo a agência de notícias kosovar "Kosovapress", soldados sérvios estariam ameaçando moradores de Pristina (capital de Kosovo), antes de deixar a Província.


Próximo Texto: Entenda mais sobre o conflito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.