São Paulo, sexta-feira, 10 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opositores voltam às ruas de Teerã

DA REDAÇÃO

Uma manifestação da oposição em Teerã foi reprimida ontem pela polícia iraniana, que efetuou disparos para o alto e empregou bombas de gás lacrimogêneo, segundo relatos de testemunhas.
Foi a primeira tentativa importante da oposição de voltar às ruas desde que as forças de segurança coibiram manifestações há cerca de duas semanas.
Cerca de 300 manifestantes participaram da passeata perto da Universidade de Teerã, a despeito da proibição da realização de atos desse tipo desde as eleições de junho e da grande presença de forças de segurança nas ruas da capital iraniana.
O ato marcou o aniversário de dez anos de um protesto estudantil em que uma pessoa morreu vítima de ataque de militantes conservadores.
Durante a marcha, manifestantes colocaram fogo em latas de lixo e atiraram pedras. Motoristas buzinaram em solidariedade, e comerciantes fecharam as portas, disseram testemunhas.
Já prevendo a realização da marcha, divulgada por vários dias por apoiadores da oposição, autoridades iranianas tomaram medidas para reduzir a participação das pessoas, suspendendo desde terça-feira as mensagens SMS e fechando as universidades.
Após as eleições presidenciais, há quatro semanas, grandes protestos ocorreram por todo o país (contestando o resultado que reelegeu Mahmoud Ahmadinejad no primeiro turno), com saldo de ao menos 20 pessoas mortas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Militares impõem tensa calma em Província muçulmana na China
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.