São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA DO SUL

Oposição apresenta candidato único à Presidência venezuelana

DA REDAÇÃO

Após meses de negociações, a oposição venezuelana chegou a um consenso para apresentar o social-democrata Manuel Rosales como candidato único à Presidência da Venezuela nas eleições de 3 de dezembro.
Em um cenário de intensa fragmentação partidária, oito pré-candidatos oposicionistas se retiraram da disputa em favor de Rosales, governador do Estado de Zulia, cancelando as primárias que realizariam no domingo.
Rosales irá enfrentar o presidente Hugo Chávez, que tenta a reeleição e, segundo pesquisas recentes, tem 55% das preferências.
"Hoje se abre um caminho. Iniciamos a estrada da esperança, da reconstrução nacional", disse Rosales ao anunciar a candidatura.
Rosales, 52 anos de idade e 27 de carreira política, foi favorecido por uma decisão da autoridade eleitoral que lhe permite disputar a eleição sem abandonar seu cargo. Seu Estado, Zuila, além de grande produtor agropecuário, produz 800 mil barris de petróleo diariamente.
O governador disse que, ao contrário de Chávez, vai buscar uma política externa sem confrontações com os EUA. "Não teremos guerras assimétricas fantasiosas", disse.
"Vamos trocar os aviões de guerra por hospitais, os tanques por escolas e universidades e os mísseis por pré-escolas", afirmou, em referência às compras milionárias de armamento militar pelo governo Chávez.
"Por todos os que amam este país, hoje é o dia de colocar de lado as ambições pessoais e pensar na unidade da Venezuela", afirmou o líder do partido conservador Julio Borges, um dos que abriram mão da candidatura própria.
Na semana passada, outro oposicionista importante, o jornalista Teodoro Petkoff, já havia desistido da disputa.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Campanha de blogueiros derrota senador
Próximo Texto: Iraque: Violência mata 1.500 em Bagdá em um mês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.