São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tufão motiva deslocamento de 1 milhão de habitantes na China

Tempestades trazidas pelo Morakot deixaram mortos em Taiwan e Filipinas

DA REDAÇÃO

O tufão Morakot chegou ontem à costa leste da China, depois de ter atingido Taiwan no sábado. Como os ventos de estimados 120 km/h eram esperados pelas autoridades chinesas, cerca de 1 milhão de moradores das Províncias de Fujian e Zhejiang foram evacuados antes, como medida de prevenção.
Na China, as tempestades derrubaram mais de 300 construções costeiras e causaram a morte de um menino de quatro anos, soterrado por destroços, afirmam as autoridades do país. No dia anterior, em Taiwan, o tufão já havia levado três pessoas à morte e deixado dezenas de desaparecidos.
Outra consequência das chuvas torrenciais foi a maior enchente dos últimos 50 anos em Taiwan. Mais de 170 mil pessoas ficaram sem energia.
Devido à erosão do solo encharcado, um hotel desmoronou na ilha e caiu dentro de um rio. Segundo as autoridades locais, cerca de 300 pessoas, entre hóspedes e funcionários, já tinham deixado a construção.
Antes de chegar a Taiwan, o tufão havia passado pelas Filipinas, somando ao saldo de mortos outras 21 pessoas.
Em tai, idioma falado em países como a Tailândia, "Morakot" significa "esmeralda". O nome foi dado no dia 3 de agosto pelas autoridades meteorológicas do Japão, que primeiro identificaram o fenômeno.
Eventos semelhantes atingem o Sudeste Asiático com regularidade nesta época, castigando países como China, Taiwan, Filipinas e Japão. Só na China, é a oitava vez que ventos causam destruição, neste ano.
Na última terça-feira, a tempestade tropical Goni atingiu a Província chinesa de Guangdong, deixando três pescadores mortos, segundo a Xinhua, agência oficial de notícias.

Com agências internacionais



Texto Anterior: EUA têm "90% de certeza" da morte de líder terrorista
Próximo Texto: Irã: Autoridade pede processo contra Mousavi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.