São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Julgamento de ditador toma ares de trama hollywoodiana

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

No centro do julgamento está um ditador africano que pode ter contribuído para a morte de mais de 50 mil pessoas numa guerra civil. Mas a identidade de algumas depoentes, flertes, revelações e contradições estão dando ao caso ares de futrica hollywoodiana coberta pelo canal de entretenimento E!.
O julgamento acontece em Haia, e os promotores pedem a condenação do ex-presidente da Libéria, Charles Taylor. Eles o acusam de ter armado os guerrilheiros de Serra Leoa em troca de diamantes, que o ditador depois daria para mulheres bonitas.
Uma dessas mulheres é a modelo Naomi Campbell. Na semana passada, ela foi à corte falar de sua relação com Taylor, que presidiu a Libéria de 1997 a 2003.
Com um conjunto bege e cabelo milimetricamente penteado, contou que esteve com Taylor em jantar beneficente promovido por Nelson Mandela. Mais à noite, diz, um homem veio até seu quarto e lhe entregou um pacote. Dentro, "pedrinhas sujas".
Campbell diz que é comum receber presentes no meio da noite e que, por isso, não deu muita bola para aquelas pedras e para quem seria o admirador.
Ontem, foi a vez da atriz Mia Farrow depor e contar uma história bem diferente.
Ela estava no mesmo jantar e se lembra de, no dia seguinte, ter ouvido Naomi se vangloriar de ter recebido um diamante enorme do então presidente da Libéria.
Uma ex-agente de Naomi, Carole White, também depôs e foi além. Disse que a modelo "flertou" com Taylor no jantar, que sabia que ele a daria os diamantes e que as duas ficaram acordadas até tarde à espera do presente.
Taylor nega o envolvimento com a guerrilha e ter recebido diamantes. Se Mia Farrow e Carole White dizem a verdade, está provado que ele e Naomi mentem.


Texto Anterior: Guantánamo: Confissões serão admitidas em julgamento de canadense em base
Próximo Texto: Hizbollah expõe "provas" contra Israel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.