São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Britânica BBC demitirá 12% de seu pessoal para se ajustar ao orçamento

DA REDAÇÃO

A rede britânica de comunicação BBC cortará cerca de 12% de seu pessoal, ou aproximadamente 2.800 funcionários. As demissões na empresa pública devem ser anunciadas por seu diretor-geral, Mark Thompson, no próximo dia 17, segundo informa o periódico "Guardian".
De acordo com outro jornal, o "Financial Times", Thompson pretende reduzir os gastos da BBC, nos próximos cinco anos, em 6% de seu orçamento de mais de 3 bilhões de libras (R$ 11 bilhões) anuais. O motivo, diz o FT, foi a fixação da licença para uso de TV, em janeiro deste ano, num valor que não repôs a inflação. Conseqüentemente, Thompson terá 2 bilhões de libras a menos do que havia planejado gastar nos próximos cinco anos.
A licença pelo uso dos aparelhos de TV (ou "TV licence") é paga pelos contribuintes do Reino Unido e financia as atividades da BBC -fixada pelo governo, atualmente a taxa é de 135,50 libras por ano para aparelhos de TV coloridos.
As demissões afetarão principalmente o "factual programming", divisão da rede de TV que engloba diversos programas que não se enquadram nas categorias de entretenimento ou dramaturgia. Este será o segundo grande corte na BBC em menos de três anos -em março de 2005, 3.780 pessoas foram demitidas.
O "Financial Times" conta que um grupo de gerentes de escalão intermediário da rede que está descontente com o modo como Thompson vem gerenciando a crise discute a realização de uma greve em protesto pelos cortes.
A crise não é a primeira na BBC. Em setembro deste ano, o produtor de uma das principais séries infantis da emissora foi demitido por acobertar uma fraude em uma votação.
No último dia 5, Peter Fincham, responsável pela qualidade do canal BBC1, renunciou devido a um documentário com a rainha Elizabeth 2ª. No programa, uma edição de cenas insinuou que a rainha havia deixado uma sessão de fotos após discutir com a fotógrafa Annie Leibovitz, em março. A rainha não abandonou a sessão.
A BBC tem atualmente 23 mil funcionários.


Com o "Financial Times"


Texto Anterior: Blackwater: Comissão pede indenização de US$ 8 milhões por vítima
Próximo Texto: Prisões da CIA: Suprema Corte rejeita julgar caso de alemão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.