São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO PÓS-ELEITORAL

Irã fecha jornal dirigido por irmão caçula do líder supremo

DA EFE

Autoridades iranianas fecharam ontem o jornal reformista "Hayat-e No", dirigido por Hadi Khamenei, irmão do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, alegando que a publicação fere a união nacional e alimenta tensões.
Em sua edição de terça-feira, a última antes do banimento, o jornal deu amplo destaque às manifestações da véspera, nas quais protestos antigoverno de dezenas de milhares de pessoas foram reprimidos pela polícia, que prendeu 200 pessoas.
As manifestações, apoiadas pelos principais líderes reformistas, contestam a reeleição do linha-dura Mahmoud Ahmadinejad no pleito de junho e exigem mais liberdades individuais.
Irmão mais novo do líder supremo, com quem está rompido desde os anos 90 por achar que ele concentra demais poder, Hadi, 62, é um influente clérigo reformista e professor universitário.
O "Hayat-e No" já havia sido banido uma primeira vez em 2002, após a publicação de uma caricatura acusada de ofender o fundador da República Islâmica, aiatolá Ruhollah Khomeini.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sólida, economia chilena se volta ao Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.