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RECORDE
Com US$ 2,8 mi, bilionários de meia-idade planejam missão à Júlio Verne
Dar a volta ao mundo em avião desafia aventureiros
CAHAL MILMO
DO "INDEPENDENT"
Como um implausível filho da
união entre um planador e um dirigível, o mais leve e mais estranho avião de transporte do mundo foi exibido em público pela
primeira vez em um aeroporto da
Califórnia, na quinta-feira.
O Virgin Atlantic GlobalFlyer,
um avião de US$ 2,8 milhões financiado por sir Richard Branson, iniciará neste mês seus testes
de vôo, como parte do projeto do
bilionário britânico para obter
outro recorde no mundo das viagens radicais, depois de quase
duas décadas de dramáticas tentativas de atravessar o mundo em
barcos velozes e imensos balões.
O avião de alta tecnologia, na
verdade um tanque de combustível acionado pela turbina de um
pequeno jato executivo, deve tentar o primeiro vôo solo e sem reabastecimento ao redor do globo
no segundo ou no quarto trimestre deste ano.
Ainda que esteja patrocinando a
empreitada, Branson não é a primeira escolha como piloto, cedendo a apertada cabine de pilotagem a outro bilionário de meia-idade ávido pelo perigo, o norte-americano Steve Fossett.
Ambos se declararam muito satisfeitos com sua máquina voadora de tecnologia avançada, exibida na sede da empresa que a produziu, a Scaled Composites, no
deserto de Mojave, cerca de 110
quilômetros a leste de Los Angeles, antes de admitirem que existe
um bom risco de que o avião exploda como uma gigantesca bola
de fogo.
Fossett, 59, disse que "o maior
risco é na decolagem, quando estiver completamente carregado".
"Mas creio que o risco seja aceitável. É uma chance única, porém."
O jato carregará nove toneladas
de combustível de aviação militar
em suas asas de 34 metros de envergadura e em seus dois estabilizadores. Quando os 17 tanques de
combustível do aparelho estiverem vazios, o GlobalFlyer terá um
peso de apenas duas toneladas.
Os dois bilionários esperam que
o avião complete sua viagem,
uma jornada ao estilo de Júlio
Verne, em cerca de 80 horas, percorrendo 40 mil quilômetros a
uma altitude de até 15,5 quilômetros, quando terá a ajuda de correntes de ar elevadíssimas que sopram de oeste para leste.
Sir Richard, 53, que pilotará o
aparelho caso seu antigo colega
de aventuras em balão adoeça,
disse que ver o avião pela primeira vez o deixou ansioso para estar
a bordo durante o vôo.
Em conversa com jornalistas, o
empresário, que vestia um macacão de pilotagem prateado, disse
esperar que o custo do projeto seja recuperado com a cobertura
mundial da tentativa de estabelecer o recorde. Ele explicou que "o
avião parece magnífico". "Eu gostaria que tivesse dois lugares. Mas
só às vezes."
"É um projeto incrivelmente
audacioso. Outros tentaram e fracassaram. É o último grande recorde a ser estabelecido na aviação", disse Branson. O avião, cuja
envergadura é mais de três vezes
superior ao comprimento, foi
construído quase integralmente
com um material composto ultraleve formado por camadas de fibra de carbono e uma estrutura
em formato de colméia.
Fossett, que passará todo o vôo
acordado dentro da cabine de pilotagem de 2,10 metros, disse que
estava disposto a assumir o risco
para garantir um lugar na história. O financista, que fez fortuna
começando do zero, explicou sua
filosofia: "Gosto de grandes desafios, gosto de fazer coisas que
nunca foram feitas. Quero ser um
homem realizado".
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