UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Decepcionado", Bush diz que veto é "miopia"

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, se disse ontem "decepcionado" com a atitude de França, Alemanha e Bélgica de vetar a ajuda militar da Otan à Turquia e a chamou de "míope".
"Estou decepcionado com que a França impeça a Otan de ajudar um país como a Turquia", disse. Para ele, a atitude do governo francês, que liderou o veto, tem "um efeito negativo" sobre a aliança militar. "Não compreendo essa decisão, que afeta a aliança de maneira negativa, quando você não consegue uma declaração de defesa mútua", afirmou Bush, após encontro na Casa Branca com o primeiro-ministro da Austrália, John Howard.
O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, disse que o veto ao pedido americano na Otan é "uma vergonha". "Isso significa que há três países europeus isolados do restante da Otan. Dezesseis países -dois norte-americanos e 14 na Europa- discordam desses três países", declarou.
Rumsfeld tentou, porém, minimizar a crise. Afirmou que a medida não abalará a Otan -divergências são comuns na aliança, segundo ele- nem retardará um eventual ataque ao Iraque.
Ele mostrou disposição de equipar os turcos sozinho. "Temos de garantir que o planejamento prossiga, preferivelmente dentro da Otan, mas, caso contrário, bilateralmente ou por meio de múltiplos acordos bilaterais. E já estamos tratando dessa tarefa."
O secretário de Estado, Colin Powell, disse: "Espero que a Otan perceba que tem a obrigação de ajudar um membro que pede ajuda. E o artigo 4º produzirá solução para assegurar que a Turquia não seja posta em risco".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: Paris e Berlim vetam pedido dos EUA à Otan
Próximo Texto: Moscou se une a Paris e Berlim contra guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.