UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas expressam "não" à guerra

DA REDAÇÃO

Pesquisas divulgadas ontem na Espanha (cujo governo é a favor de uma ação militar), na França (contra o uso da força) e no Japão (sem posição definida) mostram que seus habitantes são contra uma guerra no Iraque.
Segundo pesquisa da rádio Cadena Ser (Madri), 84% dos entrevistados não apóiam um ataque mesmo após os EUA apresentarem indícios contra o Iraque.
No Japão, levantamento da agência de notícias Kyodo mostra que 78,7% dos entrevistados são contra uma ação militar; 15,5% se declararam a favor.
Em pesquisa divulgada pelo jornal francês "Le Figaro", 73% dos entrevistados acham que a França deve vetar uma nova resolução autorizando o uso da força caso ela venha a ser proposta ao Conselho de Segurança da ONU.
Apenas 17% dizem que a França não deve vetar e 10% não opinaram. O país tem sido um dos mais firmes opositores do uso da força.
Para 63% dos entrevistados, as divergências entre os EUA e a França em relação ao Iraque são "boas para o equilíbrio do mundo". Para 28%, elas "são ruins".
Já pesquisa divulgada pelo Channel 4, no Reino Unido, mostra que 32% dos britânicos consideram os EUA como o país que mais ameaça a paz mundial; 27% citam o Iraque como o perigo número um. No entanto 62% apoiariam uma ação contra o Iraque desde que a ONU a autorizasse.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraquianos militarizam áreas civis
Próximo Texto: Islã: Arábia Saudita barra rede Al Jazeera do Hajj
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.