São Paulo, segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

Chade recebe população de volta à capital e refugiados

Pascal Guyot/France Presse
Moradores de Ndjamena cruzam ponte entre Camarões e Chade de volta à capital do país


DA REDAÇÃO

Milhares de pessoas estão retornando a Ndjamena, capital do Chade, após o término dos conflitos que eclodiram na última semana, quando milícias rebeldes tentaram depor o presidente Idriss Deby.
Combates entre o Exército e os rebeldes, vindos do leste do país, deixaram centenas de mortos e só terminaram depois que a França, ex-metrópole chadiana, ameaçou intervir em defesa do governo de Deby.
Desde a última quarta-feira, o governo anunciou ter vencido os rebeldes, que negam a derrota e afirmam ter oferecido um cessar-fogo. No interior do país, a situação ainda é incerta, e a coalizão rebelde afirma ter ocupado a cidade de Am Timam, que fica a cerca de 600 quilômetros a leste da capital.
De acordo com Christophe Prazuck, porta-voz das forças militares francesas, os rebeldes ainda estão no país e não atravessaram a fronteira para o Sudão.
Além do retorno dos moradores, o Chade tem recebido milhares de sudaneses. Segundo o Alto Comissariado para Refugiados da ONU, mais de 12 mil pessoas já se dirigiram ao país, fugindo dos conflitos entre o Exército e milícias em Darfur.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tratado da UE: "França voltou à Europa", diz Sarkozy
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.