São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

ELEIÇÃO NOS EUA

Pesquisa dá vantagem de 7 pontos a Kerry

DE NOVA YORK

Pesquisa do jornal "Los Angeles Times" divulgada ontem mostra o virtual candidato democrata à Presidência dos EUA, John Kerry, sete pontos percentuais à frente do candidato à reeleição pelos republicanos, George W. Bush.
No cenário em que apenas os dois aparecem, Kerry recebe 51% das intenções de voto, contra 44% de Bush. Se o independente Ralph Nader é acrescentado, Kerry lidera com 48%, seguido por Bush, com 42%. Nader tem 4%.
A pesquisa ouviu 3.665 pessoas em todo o país, entre os dias 5 e 8 de junho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O resultado é favorável ao democrata apesar de 55% dos entrevistados terem dito que não conheciam suficientemente suas propostas de política externa, e 45% terem dado igual resposta sobre seus planos internos.
Esse fato levou o jornal a afirmar que o resultado se devia em grande parte ao "amplo desconforto com o rumo do país e dúvidas sobre as políticas do presidente Bush quanto à economia e o Iraque".
No quesito "rumo do país", 58% dos entrevistados dizem que os EUA estão "no caminho errado". Do total, 55% desaprovam o modo como o presidente conduz a política em relação ao Iraque, e 48% acham que Kerry tem "idéias melhores" para a economia americana -contra 37% que apostam em Bush.
O democrata é associado por 48% do eleitorado a mudanças constantes de idéias sobre assuntos relevantes. Por outro lado, 58% dos entrevistados dizem que Bush é "muito ideológico e pouco flexível". (RAFAEL CARIELLO)


Texto Anterior: Sociedade: Servidão afeta 10 milhões de crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.