São Paulo, quinta-feira, 11 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iranianos votam em três locais no Brasil

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, espera alto índice de participação na eleição presidencial Segundo ele, o comparecimento deve ficar próximo de 70%. Historicamente, o nível de participação é de aproximadamente 60%.
No Brasil, haverá urnas onde há maior concentração de iranianos: Brasília, São Paulo e Curitiba.
Com a queda da cotação do preço do barril de petróleo (principal produto do país, 80% das exportações), o Irã poderá enfrentar dificuldades econômicas. Na avaliação de Shaterzadeh, no entanto, essas questões não deverão influenciar a votação.
Segundo o embaixador, a possibilidade de mudança na política externa e a nova postura dos EUA em relação ao Oriente Médio também não devem afetar o resultado das eleições.
"A linha da política externa não vai ser alterada", afirmou. Para ele, a visão que analistas da mídia ocidental têm de questões que podem ou não impactar a votação não condiz com a realidade do país.
Pondera que questões econômicas são menos relevantes para o eleitor porque, segundo ele, a crise mundial não afetou o Irã de forma significativa.


Texto Anterior: TV estatal "veta" torcida no futebol
Próximo Texto: Gordon Brown lança pacote para "limpar" Parlamento britânico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.