São Paulo, sexta, 11 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESTRUIÇÃO
Montanha desliza e faz 19 mortos no sul do Japão

das agências internacionais

Um deslizamento de lama e pedras matou 19 pessoas na localidade de Harihara, no sul do Japão. Há 2 desaparecidos e 15 feridos no hospital que serva a aldeia, parte de uma área rural de plantação de laranjas.
A encosta da montanha da qual a lama e as pedras rolaram estava enfraquecida devido a recentes terremotos. Uma forte chuva causou a avalancha. Aproximadamente mil pessoas participam dos trabalhos de resgate, frequentemente cavando os destroços apenas com as mãos.
A polícia disse que as equipes de socorro desistiram de procurar os desaparecidos, temendo um novo deslizamento. A operação deve prosseguir hoje.
"Nunca vi um desastre como esse", comentou o governador da Prefeitura de Kagoshima (985 km de Tóquio), Tatsuro Suga.
Ainda chove muito na região. A vila está coberta por 200 mil metros cúbicos de material que desceu da montanha, o suficiente para encher 16 mil caminhões grandes.
O deslizamento aconteceu pouco depois da 0h de ontem (12h de anteontem em Brasília). A terra caiu sobre o leito do rio que passa pelo local. Um dique parcialmente construído, de 14 metros, não foi suficiente para conter o deslizamento.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.