São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISRAEL

Ministro assume responsabilidade por ataque a flotilha rumo à Gaza

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, assumiu a responsabilidade pelo ataque a frota humanitária que tinha intenção de furar o bloqueio à faixa de Gaza.
A declaração foi feita à comissão civil que investiga o incidente entre o Exército do país e ativistas.
Em 31 de maio as forças israelenses invadiram, em águas internacionais, um navio com ajuda humanitária, matando nove civis.
Barak disse que não aceitaria que os soldados de seu país fossem chamados a depor na comissão da ONU. Segundo ele, seus homens não podem estar em ação pensando em "advogados".
O ministro respondeu ao premiê israelense, Binyamin Netanyahu, que na segunda-feira disse que não houve análise militar "profunda" antes dos soldados se chocarem com os ativistas.
Segundo o chefe da Defesa, a decisão de atacar a flotilha se deu "depois de estudar toda a situação e os dilemas". Barak disse ainda que a ação da flotilha foi "planejada".


Texto Anterior: Irã cava valas para enterrar soldados dos EUA, diz militar
Próximo Texto: Afeganistão: Mortes de civis cresceram 25% no 1º semestre, diz relatório da ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.