UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

11.09 DOIS ANOS QUE MUDARAM O MUNDO

Bin Laden ressurge em fita na Al Jazira

Al Jazira/Associated Press
Imagem de Osama bin Laden supostamente gravada em abril ou maio é exibida pela TV Al Jazira


TV veicula imagens e áudio atribuídos ao mentor dos atentados contra os EUA em que ele congratula os executores dos ataques

DA REDAÇÃO

Na véspera do segundo aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, a rede de TV qatariana Al Jazira levou ao ar uma fita de vídeo com imagens supostamente recentes de Osama bin Laden -o líder da Al Qaeda, responsável pelos ataques- e de Ayman al Zawahiri, o segundo no comando da rede terrorista.
Simultaneamente, a TV veiculou fitas de áudio distintas com gravações atribuídas aos dois terroristas mais procurados pelas autoridades americanas, nas quais eles prometem novos ataques para "punir" os EUA. A fita de vídeo não tem som.
Em uma das fitas de áudio, a voz atribuída a Bin Laden elogia os terroristas suicidas que há dois anos, usando aviões comerciais sequestrados, executaram os atentados contra o World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, na região de Washington.
"Quem quiser aprender sobre lealdade e honestidade deveria tê-los conhecido... Eles eram os mais honestos e os mais corajosos", diz a voz atribuída a Bin Laden.
Analistas da CIA e de outros serviços de inteligência estudavam a autenticidade da fita, buscando indícios de quando ela teria sido feita. "Acreditamos que ele esteja vivo, mas não podemos dizer quando as imagens foram captadas ou quando o áudio foi gravado", disse um agente de inteligência. Segundo a Al Jazira, as gravações datam de abril ou maio. A rede de TV não informou como obteve o material.
"Isso é um lembrete de que eles continuam planejando nos atacar", disse Sean McCormack, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança.
As autoridades americanas crêem que Bin Laden esteja escondido em algum ponto da região da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Os EUA oferecem uma recompensa de US$ 25 milhões por informações sobre seu paradeiro ou o de Al Zawahiri.

Rifle e cajado
As imagens exibidas ontem mostram Bin Laden, bastante magro, e Al Zawahiri caminhando em uma região montanhosa com o auxílio de cajados e observando o horizonte. Ambos usam calças largas e túnicas claras. Há ainda closes de Bin Laden sentado ao lado de uma árvore e imagens dele empunhando um rifle.
Na fita de áudio atribuída a Al Zawahiri, ele acusa os americanos de omitir o número real de baixas no 11 de Setembro -anunciadas como cerca de 3.000. A suposta voz do segundo homem da Al Qaeda também exorta os palestinos a lutar contra Israel e cumprimenta a resistência no Iraque. "Saudamos os irmãos guerreiros no Iraque e pedimos a Alá que abençoe seu sacrifício", diz.

Mensagem
A Al Jazira e a Al Arabiya têm sido plataformas frequentes de divulgação de fitas atribuídas a Bin Laden e a seus seguidores, mas há meses não era exibida uma imagem ou áudio supostamente novo do milionário terrorista saudita. Já Al Zawahiri teve uma gravação atribuída a ele veiculada pela rede de TV Al Arabiya em 3 de agosto.
A fita mais recente atribuída à Al Qaeda foi veiculada em 18 de agosto pela Al Arabiya e mostra um homem que se identifica como o militante Rahman al Najdi convocando os muçulmanos a viajar ao Iraque para combater as tropas americanas no país.
As mensagens são vistas por analistas como uma tentativa da rede de arregimentar seguidores, mantendo uma imagem de força e resistência por meio da figura de Bin Laden, transformado em um símbolo do antiamericanismo.
Embora a autenticidade dessas fitas dificilmente possa ser comprovada, as autoridades de segurança americanas acreditam haver grande possibilidade de elas serem legítimas.

Com agências internacionais


Próximo Texto: Frases
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.