São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA afirma que vídeo é mesmo da Al Qaeda

DA REDAÇÃO

A CIA considerou autêntico o vídeo com Ayman al Zawahiri, o número dois da rede terrorista Al Qaeda, exibido anteontem pela TV pan-árabe Al Jazira. A informação foi dada a agências de notícias por altos funcionários da agência de inteligência norte-americana, que pediram para não ser identificados.
"Após uma análise técnica do vídeo transmitido ontem (quinta-feira) pela Al Jazira, a CIA opina com alto grau de certeza que se trata de Ayman al Zawahiri", disse um funcionário da CIA à agência France Presse.
No vídeo, que dura vários minutos, Zawahiri diz que as tropas americanas no Iraque e no Afeganistão estão perdendo a guerra. "A derrota dos EUA é uma questão de tempo."
A Al Qaeda divulgou fitas com o terrorista Osama bin Laden no dia 10 de setembro dos dois anos anteriores, véspera do aniversário dos ataques do 11 de Setembro, que hoje completa três anos. Na fita do ano passado, Bin Laden e Zawahiri aparecem andando num terreno pedregoso. No áudio distribuído com o vídeo, Bin Laden elogiou o "grande dano ao inimigo" feito no 11 de Setembro.
É a primeira vez que Zawahiri aparece em um vídeo desde dezembro de 2001, embora, em junho, ele tenha feito uma declaração gravada em áudio.
Serviços de inteligência acreditam que ele e Bin Laden estejam escondidos na região de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Para o analista egípcio Dia'a Rashwan, a "mensagem anual" procura demonstrar que a Al Qaeda "não tem problemas e, como disse Zawahiri, se considera vencedora".


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA marcam hoje 11 de Setembro "politizado"
Próximo Texto: "Terror espetacular" fracassa, diz analista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.