São Paulo, domingo, 11 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Egito entra em estado de alerta e embaixador de Israel deixa o país

Protestos anteontem deixaram três mortos e mais de mil feridos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Israel trasladou ontem de volta ao país seu embaixador no Egito, após um ataque à embaixada israelense no Cairo, ocorrido na noite de sexta. Forças de segurança egípcias escoltaram até o aeroporto o embaixador, sua família e 86 diplomatas.
A embaixada foi invadida na noite de sexta. A bandeira de Israel foi retirada e incendiada. Há registro de três mortos e mais de mil feridos após confrontos entre manifestantes e a polícia, próximo à representação.
O ministro do Interior egípcio decretou estado de alerta no país ontem, quando prosseguia a concentração de manifestantes na região. A junta militar que governa interinamente o país anunciou que aplicará todos os artigos da lei de emergência, vigente durante o regime do ditador Hosni Mubarak, para evitar novos confrontos. Os militares também afirmaram que vão julgar quem esteve por trás dos atos violentos contra a embaixada.
O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse que o episódio promove um sério abalo na relação bilateral. Ele, no entanto, se comprometeu a "preservar a paz com o Egito, que é do interesse do Egito e de Israel".
A tensão entre os dois países cresceu no mês passado, quando Israel matou por equívoco três policiais egípcios, durante contra-ataque a uma ação terrorista que deixara oito israelenses mortos. No Cairo, manifestantes passaram a pedir a expulsão do embaixador israelense e o rompimento das relações diplomáticas. A invasão à embaixada de Israel ocorreu quando um manifestantes voltavam de um protesto na Praça Tahir que questionou o ritmo da transição democrática.
O presidente dos EUA, Barack Obama, manifestou preocupação com a violência contra Israel. O premiê britânico, David Cameron, exortou o Egito a proteger pessoal e propriedades diplomáticas instalados no país.


Texto Anterior: Embaixada brasileira temeu assalto e armou plano de fuga
Próximo Texto: Conflito ameaça futuro do tratado de paz bilateral
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.