São Paulo, terça-feira, 11 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Não há nova data

Cúpula entre Abbas e Sharon é protelada

DA REDAÇÃO

Pela segunda vez consecutiva, uma reunião de cúpula israelo-palestina foi adiada ontem, num sinal de que a saída de Israel da faixa de Gaza, no mês passado, não conseguiu criar um ambiente propício o suficiente para as negociações de paz. A cúpula, marcada para hoje, teria sido a primeira desde a conclusão da retirada israelense.
A reunião foi cancelada devido ao impasse com relação à soltura de cerca de 7.000 prisioneiros palestinos e à devolução de quatro cidades na Cisjordânia hoje controladas por Israel.
O adiamento do encontro entre o premiê israelense, Ariel Sharon, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, foi anunciado logo após o fracasso das negociações entre altos funcionários de ambos os lados sobre esses dois temas.
O governo palestino quer que Israel cumpra a promessa de devolver quatro cidades da Cisjordânia e exige a libertação de mais de 7.000 prisioneiros palestinos sob custódia.
"Não houve preparação o suficiente", disse o porta-voz palestino Nabil Abu Rdeneh. "Portanto, foi adiado até o final deste mês ou o começo de novembro."
A cúpula não deve ocorrer antes da viagem que Abbas fará no dia 20 de outubro a Washington, onde se encontrará com o presidente americano, George W. Bush.
Numa declaração conjunta, os dois lados disseram que continuariam buscando a solução das disputas.
"Lamentamos que a cúpula não será realizada amanhã [hoje], mas esperamos que ocorra num futuro próximo", disse o chanceler israelense, Silvan Shalom.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA: Policiais de Nova Orleans negam surra em homem
Próximo Texto: Panorâmica - Guatemala: Devastado pelo Stan, país prevê mais chuvas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.