São Paulo, domingo, 11 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Irã condena três à morte por participação em protestos

DA REDAÇÃO

A Justiça de Teerã confirmou ontem que três pessoas foram condenadas à morte por sua participação nos protestos que conflagraram o Irã após a polêmica reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, em junho. Cabe recurso às condenações.
Zahed Bashiri Rad, porta-voz do tribunal que condenou as três pessoas, que foram identificadas apenas pelas iniciais, disse ainda que outras 18 pessoas já foram consideradas culpadas por sua participação nos mesmos protestos, mas não especificou as sentenças.
A Justiça iraniana está julgando cerca de cem pessoas por seu envolvimento nos distúrbios. A repressão aos protestos deixou ao menos 30 mortos e gerou condenação internacional a Teerã.

Programa nuclear
O porta-voz da agência nuclear iraniana, Ali Shirzadian, disse ontem que Teerã seguirá enriquecendo urânio por conta própria caso não chegue a um acordo com as potências do P5+1 (EUA, China, Alemanha, Reino Unido, Rússia e França).
Em negociações no início deste mês, Teerã chegou a um pré-acordo para fornecer urânio para ser enriquecido pela França e pela Rússia e depois devolvido ao Irã, que o usaria para fins medicinais. O acordo seria uma maneira de diminuir a pressão internacional para que o Irã abandone seu programa nuclear.

Com agências internacionais



Texto Anterior: "Time de rivais" obamista discute Afeganistão
Próximo Texto: Europa: Polônia é penúltimo país da UE a assinar Tratado de Lisboa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.