São Paulo, quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Netanyahu e Obama fazem reunião atípica

DA REDAÇÃO

Em reunião atípica, o presidente dos EUA, Barack Obama, e o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, se encontraram na noite de anteontem na Casa Branca, sem que a imprensa tivesse acesso ao Salão Oval e sem posar para foto conjunta, como é de praxe. As circunstâncias foram vistas como sinal de tensão entre os dois.
Netanyahu afirmou que o encontro foi "focado e positivo". Segundo o jornal "Haaretz", o premiê disse a Obama estar disposto a ser "generoso" na redução das colônias israelenses na Cisjordânia e avançar "seriamente" no paralisado processo de paz com palestinos.
A Casa Branca limitou-se a comunicar que Obama "reafirmou seu forte compromisso com a segurança de Israel" e que a reunião também tratou de "Irã e da paz no Oriente Médio".
O maior entrave entre EUA e Israel é o congelamento dos assentamentos, que Netanyahu não aceita. Recuo da pressão americana na questão levou, na semana passada, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, a desistir da reeleição, o que pode dificultar mais um acordo.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Defesa: Jobim diz que visita iraniana não foi tratada com Peres
Próximo Texto: EUA reatam diálogo com Pyongyang
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.