São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestantes se reúnem a favor de Israel na Europa

DA REDAÇÃO

Órgãos de representação da comunidade judaica reuniram ontem milhares de pessoas em Londres, Praga e três cidades alemãs para atos pró-Israel.
Diante de 4.000 manifestantes na praça Trafalgar, no centro de Londres, o presidente do Conselho de Deputados do Judaísmo Britânico, rabino Henry Grunwald, qualificou de "desagradável" o ambiente que se instalou na cidade, marcado nos últimos dias por protestos contra os ataques israelenses na faixa de Gaza.
O embaixador de Israel em Londres, Ron Prosor, também discursou. "O objetivo básico do nosso povo é permitir-se viver em paz, sem violência, sem medo e sem terrorismo." Paralelamente, em outro lado da praça, houve uma contramanifestação por parte de um pequeno grupo de judeus ortodoxos e alguns palestinos. Um dos participantes queimou seu passaporte israelense, mas a provocação não causou confronto entre os dois grupos.
Na Alemanha, atos pró-Israel foram realizados em Munique, Berlim e Frankfurt, reunindo, no total, cerca de 3.000 pessoas. Em Munique, a presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Charlotte Knobloch, disse que o povo não deve se calar diante do lançamento de foguetes do lado palestino. "A responsabilidade pelas vítimas de ambos os lados é exclusiva do Hamas", disse.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Ato em defesa de Gaza atrai 2.000 em SP
Próximo Texto: Artigo: Extremismo é o pior inimigo palestino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.