UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais britânicos apóiam ataque sem aval da ONU

DA REDAÇÃO

Aumenta no Reino Unido o apoio a um ataque ao Iraque sem a aprovação do Conselho de Segurança da ONU. É o que indica pesquisa do instituto Populus, divulgada ontem pelo diário britânico "The Times".
Segundo o levantamento, subiu de 11% para 19% o percentual britânicos favoráveis a uma ofensiva em qualquer circunstância -a sondagem anterior ocorrera no início de fevereiro. Ainda assim, a maioria condiciona o ataque ao aval da ONU: 52%. Eram 62% em fevereiro. A oposição à guerra em qualquer cenário é de 24%.
A pesquisa é uma vitória parcial para o premiê trabalhista Tony Blair. Apesar de o apoio à guerra mesmo com veto da ONU crescer, a base política do primeiro-ministro foi abalada. Caiu de 50% para 43% o apoio dos eleitores trabalhistas à condução política de Blair na questão iraquiana. Sintomaticamente, subiu o apoio dos eleitores do Partido Conservador: de 30% para 39%.
Ainda ontem, cerca de 40 dos 413 parlamentares trabalhistas pediram que Blair renuncie se não conseguir uma nova resolução na ONU que permita o uso da força no Iraque. O grupo, formado por trabalhistas de esquerda, sugeriu a convocação de uma convenção para debater a liderança do partido.


Com agências internacionais


Texto Anterior: 58% dos americanos reprovam ação da ONU
Próximo Texto: Chirac pede a Lula apoio a seu veto na ONU
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.