São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

BRASÍLIA-BOGOTÁ

Jobim e Santos avaliam pacto contra as Farc

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os ministros da Defesa do Brasil e da Colômbia, Nelson Jobim e Juan Manoel Santos, se reuniram ontem em Brasília e começaram a discutir uma espécie de pacto contra as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Segundo Jobim, uma das medidas em estudo é a flexibilização do espaço aéreo para que as aeronaves dos dois países possam ultrapassar as fronteiras até 50 quilômetros.
"As Farc serão, em território brasileiro, recebidas a bala. Há um grande controle da fronteira. Vamos discutir com a Colômbia a questão da visibilidade do espaço aéreo. Cinquenta quilômetros adentro, para ver os aviões e barcos que vêm em direção ao Brasil, e vice-versa", afirmou Jobim após o encontro.
A cooperação com Brasília é buscada por Bogotá com outros vizinhos -o tema é constante motivo de conflito com Caracas e Quito. Em março de 2008, ataque colombiano sem aviso prévio à base das Farc no Equador culminou na maior crise diplomática recente na região.
Santos, que estará hoje na Embraer, também mostrou interesse no projeto de construção do avião de carga KC-390.


Texto Anterior: Iraque: Chanceler de Saddam tem pena de 15 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.