São Paulo, sábado, 12 de março de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TSUNAMI

s. m. - palavra de origem japonesa que define uma sucessão de ondas, decorrentes de maremoto, que se deslocam em alta velocidade, com grande poder destrutivo quando alcançam a costa

MAIOR TERREMOTO REGISTRADO PELO JAPÃO DEVASTA NORDESTE DO PAÍS PAÍS VIVE RISCO DE VAZAMENTO NUCLEAR MORTES PODEM PASSAR DE MIL

Kyodo News/AssociatedPress
Tsunami varre linha costeira de Iwanuma, no norte do Japão

DE SÃO PAULO

O Japão sofreu ontem seu maior terremoto desde o início dos registros históricos, no século 19, e o maior do mundo desde o tremor na Indonésia que provocou um tsunami e deixou mais de 200 mil mortos em 2004.
Desta vez, o terremoto, de 8,9 graus (mais forte que o do Haiti, que matou 200 mil em 2010), gerou ondas de até 12 m que devastaram o nordeste japonês, especialmente Sendai, cidade mais próxima do epicentro.
As mortes confirmadas até ontem eram 373, com 741 desaparecidos, mas a imprensa do Japão já as estima em mais de mil. Em Tóquio, uma das cidades mais bem preparadas para terremotos, o tremor deixou 4,5 milhões sem luz e parou os transportes por terra e ar. Em Fukushima, ao norte, moradores foram retirados por medo de vazamento em usinas nucleares.
Alertas de tsunami foram enviados a todos os países banhados pelo Pacífico, incluindo Chile e Peru. Até ontem, não havia relato de dano similar ao do Japão.
Vivem hoje no Japão 254 mil brasileiros, cerca de 800 na região mais atingida; não há registro de mortes entre eles. A tragédia colheu o país em um momento de instabilidade política e aguda crise econômica.


Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.