São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ZIMBÁBUE

Comissão adia segundo turno presidencial

DA REDAÇÃO

Apesar de o líder opositor Morgan Tsvangirai ter aceitado participar de um segundo turno do pleito presidencial no Zimbábue com Robert Mugabe, há 28 anos no poder, a nova votação não será realizada no prazo de 21 dias após a divulgação do resultado, como prevê a lei.
Como o resultado do primeiro turno foi divulgado no último dia 2, o segundo turno deveria ocorrer no dia 23 de maio. "É muito provável que esse prazo seja estendido", anunciou ontem a Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC), acusada por Tsvangirai de favorecer Mugabe.
A demora de mais de 30 dias da ZEC para divulgar os números do primeiro turno, realizado em 29 de março, alimentou suspeitas de fraude. A oposição, que teme intimidação em uma nova disputa, reiterou ontem seu apelo para que uma força regional de paz seja enviada ao país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: África: Após ataque, Sudão rompe com Chade
Próximo Texto: Nepal: Mulheres são presas em ato pró-Tibete
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.