São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Terremoto na Espanha mata
ao menos 8


Abalo de magnitude 5,1 atinge cidade no sudeste e danifica prédios históricos; não há estimativa de prejuízos

Em Roma, "profecia" de que tremor destruiria a cidade ontem provocou fechamento de lojas e ausência do trabalho

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Dois terremotos seguidos, de magnitudes 4,5 e 5,1 na escala Richter, deixaram pelo menos oito mortos e dezenas de feridos na cidade espanhola de Lorca, que fica na região de Murcia, no sudeste do país. O segundo tremor foi o pior registrado na Espanha nas últimas três décadas.
Na tarde de ontem, o governo espanhol chegou a falar em dez mortos, mas depois retificou a informação porque duas pessoas que eram contadas como mortas estavam gravemente feridas.
Os tremores -sentidos também na capital, Madri, com menor intensidade- danificaram ruas, casas e lojas e fizeram muitas pessoas na área urbana de Lorca saírem dos prédios, temendo novos desabamentos. A cidade tem cerca de 92 mil habitantes.
Imagens da TV espanhola mostraram famílias e crianças, amedrontadas, reunidas numa das praças centrais da cidade, em meio aos escombros que cobriam as ruas.
Prédios históricos como a igreja da Virgem de las Huertas, o palácio de San Julián e uma das principais atrações turísticas da cidade, o castelo de Lorca, também foram abalados. Não havia estimativa dos danos até ontem.
O epicentro do terremoto foi na serra de Tercia, nos limites do município, e se fez sentir com mais intensidade entre 5 km e 10 km a noroeste do centro urbano de Lorca, produzindo rachaduras em estradas e em viadutos.
Em entrevista ao jornal "El País", o geógrafo Emilio Carreño, do Instituto Geográfico Nacional, explicou que Murcia é a região de maior atividade sísmica na Espanha.
O governo espanhol constituiu gabinete de crise e um grupo de acompanhamento.

TREMOR QUE NÃO HOUVE
No mesmo dia do tremor na Espanha, lojas fecharam e milhares de pessoas deixaram de ir ao trabalho ou à escola em Roma devido a uma "profecia", difundida pela internet, de que a capital italiana seria destruída por um grande terremoto ontem.
A previsão é atribuída ao sismólogo autodidata italiano Raffaele Bendandi (1893-1979), que alegava que abalos sísmicos são resultado de movimentos combinados dos planetas e podem ser detectados com antecedência -teorias desmentidas por astrônomos e sismólogos.


Texto Anterior: Greve contra cortes e privatizações prejudica serviços na Grécia
Próximo Texto: Gaddafi libera migração e pressiona Otan
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.