São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA buscam meio de adiar eleição em caso de ataque

DA REUTERS

As autoridades americanas de combate ao terrorismo estão estudando uma proposta emergencial sobre os procedimentos jurídicos necessários para adiar a eleição presidenciais de novembro em caso de atentado, relatou a revista "Newsweek" em sua edição de ontem.
O secretário de segurança doméstica, Tom Ridge, disse na semana passada que a rede terrorista Al Qaeda planejava cometer um atentado em território americano para prejudicar o processo eleitoral. Democratas acusaram o secretário de usar informações ultrapassadas.
A revista citou fontes não identificadas para afirmar que o departamento dirigido por Ridge pediu ao Departamento da Justiça, na semana passada, que revisasse os procedimentos para adiar o pleito no caso de o país sofrer um ataque na véspera ou no próprio dia da votação, 2 de novembro. Uma das medidas seria atribuir ao Congresso o poder de adiar a eleição -não há nos EUA agência federal ou ministério com poder para tanto, embora existam comissões estaduais com poder local.

Pesquisa
Uma pesquisa feita pela "Newsweek" com 1.001 pessoas entre os últimos dias 8 e 9 mostrou que o candidato democrata, John Kerry, aparentemente ganhou votos ao escolher John Edwards como companheiro de chapa no último dia 6. Kerry tem 51% das preferências contra 45% de Bush -na última pesquisa da revista, feita no meio de maio, o democrata tinha 46%, e o republicano, 45%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.


Texto Anterior: Bush deixou EUA mais vulnerável, diz Kerry
Próximo Texto: Iraque sob tutela: EUA vêem em Fallujah porto-seguro da insurgência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.