São Paulo, sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Justiça italiana concede férias a nazista preso

DA REDAÇÃO

A Justiça italiana permitiu que Erich Priebke, um ex-oficial nazista que cumpre prisão domiciliar perpétua em Roma, passasse férias na casa de um amigo, gerando protestos da comunidade judaica e de políticos.
Priebke foi extraditado da Argentina em 1994 e condenado três anos depois por sua participação no massacre de 335 civis nos arredores de Roma, em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.
Para Amos Luzzatto, presidente da União de Comunidades Judaicas Italianas, a decisão judicial demonstra "pouco respeito" pelas atrocidades de guerra. A autorização já havia sido criticada por uma associação italiana de combatentes na resistência e por políticos de todos os espectros.
Priebke, 92, foi para o norte do país. Em Varese, cidade próxima de onde ele está, não há informação sobre a duração do período de férias, mas autoridades locais disseram que o ex-oficial tem sido vigiado e mantido recluso.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Saiba mais: Clérigo é acusado de patrocinar a rede Al Qaeda
Próximo Texto: Oriente Médio: Protesto contra saída de Gaza reúne 50 mil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.