São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA NA AMÉRICA

Consulado americano suspende concessão de vistos em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo não vai conceder vistos de entrada no país hoje, apesar do expediente ser retomado a partir das 13h. O serviço pode ser restabelecido amanhã.
Segundo a assessoria do consulado, o governo norte-americano suspendeu os vistos em todo o mundo até que sejam restabelecidas as condições de segurança.
Ontem, embaixadas e consulados dos Estados Unidos, Israel e Inglaterra no Brasil suspenderam o expediente a partir do meio-dia. A segurança foi reforçada por policiais militares e agentes da PF.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil aconselhou os americanos a manter "alto nível de alerta" e "evitar exposição desnecessária" como precaução a possíveis atentados terroristas também no país.
Em São Paulo, o trânsito na quadra do prédio do consulado americano, nos Jardins (zona oeste), foi interrompido por medida de segurança.
A consulesa Carmen Martinez saiu do prédio às 18h, escoltada por um carro da Polícia Federal. Um PM informou que fuzileiros navais norte-americanos ajudaram a fazer uma varredura no prédio à procura de explosivos, mas nada foi encontrado.
O fechamento do consulado surpreendeu a estudante Elisangela Gomes, 22. Ela fez entrevista às 7h30 de ontem e voltava ao prédio às 15h para pegar o visto quando soube da evacuação.
Elisangela tinha passagem marcada para as 22h de ontem para Oklahoma (EUA), onde pretende cursar a faculdade de administração por quatro anos.
Os prédios dos consulados dos Estados Unidos, de Israel e da Inglaterra, no Rio, foram evacuados às pressas. O esquadrão antibombas foi acionado e fez vistorias completas nos três edifícios.

Leia mais sobre os atentados nos EUA na Folha Online


Texto Anterior: Companhias aéreas sugerem FBI e orações
Próximo Texto: Canadá recebe cem vôos desviados dos EUA e pára em frente à TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.