São Paulo, sábado, 12 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Prisão de Abu Ghraib vive 2º dia consecutivo de distúrbios

DA ASSOCIATED PRESS

Detentos da prisão de Abu Ghraib, no Iraque, promoveram ontem o segundo dia consecutivo de levantes, reclamando de maus-tratos por parte dos carcereiros e, em alguns casos, pedindo anistia de suas acusações.
Os prisioneiros queimaram colchões e roubaram um fuzil de um dos guardas, mas as autoridades disseram ontem que a situação estava sob controle, após ter sido formada uma comissão para estudar os pedidos de anistia.
Segundo as autoridades, três guardas e três prisioneiros ficaram feridos, e há discrepância quanto a se houve ou não mortos.
A prisão, que virou palco de brutalidades durante o regime de Saddam Hussein (1979-2003), ganhou notoriedade em 2004, já sob comando americano, quando foram reveladas fotos de tortura e humilhação cometidas por soldados dos EUA contra prisioneiros. Onze soldados foram condenados. Com o nome de prisão central de Bagdá, o local voltou ao controle do Iraque.
Nos EUA, uma corte federal de apelações rejeitou ontem processo contra duas empresas contratadas pelo governo para serviços em Abu Ghraib. Iraquianos as acusam de tortura.


Texto Anterior: Treino da Guarda Costeira assusta Washington
Próximo Texto: Rússia: Putin sinaliza a intenção de voltar à Presidência em 2012
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.