São Paulo, domingo, 12 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder direitista austríaco morre em batida de carro

Jörg Haider chefiou governo marcado por xenofobia

DA REDAÇÃO

O líder austríaco de extrema direita e governador do Estado da Caríntia, Jörg Haider, morreu ontem em acidente de carro aos 58 anos de idade.
Ele estava sozinho em um carro oficial, com destino à propriedade rural da família, em Klagenfurt, onde uma reunião celebraria o aniversário de 90 anos de sua mãe, quando a batida ocorreu. Após efetuar uma ultrapassagem, o automóvel derrapou e atingiu uma barreira de concreto, o que motivou uma série de capotamentos.
Segundo o responsável pela investigação policial, Haider trafegava "muito mais rápido" do que os 70 km/h permitidos no local do acidente.
O político, cuja atuação pesou para disseminar políticas contra imigração na Europa, sofreu lesões na cabeça, peito e coluna vertebral. Ele chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu enquanto era transportado para o hospital em Klagenfurt.
No período em que liderou o governo austríaco (entre 2000 e 2006), Haider atraiu repúdio internacional por arroubos de xenofobia e pelos elogios a medidas nazistas -aplaudiu políticas econômicas de Hitler e homenageou veteranos da SS (tropa de elite nazista) por suas "bravura e coragem".
No mês passado, após um período de retiro da cena nacional, ele ajudou a coordenar o ressurgimento da extrema direita, que amealhou quase 30% dos votos em eleição parlamentar. Seu partido, a Aliança pelo Futuro da Áustria, obteve 11% dos votos, triplicando seu índice de dois anos antes.
O Partido da Liberdade, que tinha sido liderado por Haider quando chegou ao poder em 2000, ficou com 18%.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Para eliminar entrave a tratado, UE ameaça rebaixar a Irlanda
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / O americano tranqüilo: Oposto de Clinton, cerebral Obama elege a constância
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.